
A promoção da TV Globo Internacional, braço para o exterior da principal emissora de televisão da América Latina, chegou pela primeira vez a Toronto, depois de já ser uma tradição em Nova York, onde é celebrado há 25 anos. “O Brazilian Day chegou ao Canadá para ficar”, disse Amauri Soares, representante da TV, para delírio dos que superlotavam a praça, esperando para ver dois dos principais artistas brasileiros, Carlinhos Brown e Elba Ramalho, além do apresentador Luciano Huck, que comanda semanalmente o programa “Caldeirão do Huck”.
Além do representante da TV, o evento teve sua fita inaugural cortada pelo presidente da Câmara Municipal (prefeito) de Toronto, David Muller, aclamado pela comunidade, e pela produtora local, Tania Nuttall. Também estiveram lá presentes, em um belo dia de verão, o deputado federal (MP) Mário Silva, o vereador Adam Giambrone, o embaixador do Brasil em Ottawa, Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, e o cônsul-geral do Brasil em Toronto, Américo Dyott Fontenelle. Em uma mostra da integração entre os dois países, o evento foi iniciado com uma cerimónia indígena canadiana. Em seguida, foi a vez de Valerie Stanois entoar o hino canadiano e Marcelo Neves cantar o hino brasileiro de forma soberba, acompanhado pela multidão em êxtase.

O pop-rock da banda Donna Lolla, oriunda do Rio de Janeiro, por sua vez, mostrou que o Brasil também tem muito sucesso neste ritmo. Salviano Pessoa, por sua vez, trouxe o axé da Bahia e vários outros ritmos, e mesmo chegou a pular para o lado do público, em uma festa onde ninguém mais conseguia ficar triste ou parado.
Luciano Huck, então, chegou para mostrar porque é o apresentador mais bem sucedido da nova geração da TV brasileira, gravando no palco trechos para o seu programa dentro da fórmula que o consagrou: encontrar o que cada pessoa tem a dizer. Com uma legião de fãs mesmo em Toronto, ele foi encarregado de chamar ao palco as duas grandes atracções do dia.
Elba Ramalho cantou vários de seus sucessos de 30 anos de carreira, nos quais ajudou a popularizar os ritmos do Nordeste do Brasil para todo o país. Mesmo já não sendo uma menina, Elba pulou e dançou por todo o palco, de salto alto, o espetáculo inteiro. Carlinhos Brown, por sua vez, chegou para implantar o carnaval definitivamente na praça. Com um grande cocar indígena na cabeça, assim como Elba ele se aproximou diversas vezes do público, eletrizado por sua performance. Ao final, ainda mostrou que o Brasil está a ensinar o Canadá a sambar, com o grupo Samba Kidz tendo realizado uma actuação em conjunto com ele. Com tudo isto, foi uma tarde para os brasileiros saírem de alma lavada.
fonte:Brasileiros no Canadá
Um comentário:
Bom dia
Nao consigo achar o video que o Luciano apresentou na data 19 09 09 sobre o primeiro Brazilian day Canada. Os videos foram removidos.
Por favor se puderem me enviar aquela reportagem para o yourtube eu ficaria muito grato.
Obrigado.
Postar um comentário