Social Icons

Pages

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Ano Novo Judaico

Shaná Tová! Hoje se comemora o ano novo judaico de 5770

Na noite desta sexta-feira, 18, quando a primeira estrela surgir no céu, os judeus de todo o mundo vão comemorar a chegada do ano de 5770, de acordo com seu próprio calendário. Em vez de "Réveillon", a esta festa dá-se o nome de "Rosh Hashaná", que significa literalmente "cabeça do ano", em hebraico.

Pode não parecer, mas a civilização cristã-ocidental é muito influenciada pela cultura judaica, na música, no cinema, nas artes em geral. Quem nunca riu e vibrou assistindo a um filme dirigido por Woody Allen ou Steven Spielberg? Ou se emocionou ao ver Gwyneth Paltrow, Adam Sandler e Ben Affleck nas telonas? Pois bem, todos eles - e ainda outras dezenas de artistas - têm ascendência judaica, mesmo que não sejam ligados à religião.

No entanto, foi através de celebridades de origem ocidental que o judaísmo se tornou assunto em pauta. Com uma mãozinha da cantora Madonna e de sua discípula Britney Spears, seguidas pelo engajado casal hollywoodiano Ashton Kutcher e Demi Moore, a Cabala, vertente mística da religião, já conseguiu centenas de adeptos ao redor do planeta.

O interesse da Diva do Pop pelo tema começou em 1998, enquanto ela lançava o álbum "Ray of Light". Em 2004, já mais madura em relação a sua crença, Madonna adotou o nome judaico de Esther e, para afastar o mau-olhado e a inveja, passou a usar uma fita vermelha no pulso. Por influência da ex-mulher, o diretor Guy Ritchie frequentou assiduamente o principal centro de Cabala de Nova York. O atual namorado da diva, o modelo brasileiro Jesus Luz, também já se rendeu e constantemente é visto ao lado da cantora na entrada das cerimônias.

No Brasil, embora não haja um movimento muito forte por parte dos membros da cultura judaica, os mais conhecidos artistas descendentes de judeus são Caco Ciocler, Luciano Huck, Viviane Pasmanter e Jonas Bloch, pai da atriz Débora Bloch. Ainda que tenha sobrenome italiano, Daniela Cicarelli também se diz simpatizante, declarando-se uma estudante aplicada da Cabala.

fonte:Abril
agradecimento:Nielly

Nenhum comentário:

 

Sample text

Sample Text

Contador de visitas
OnLine

Sample Text

Luciano Huck é de São Paulo(3 de setembro de 1971). Trabalhou na 89 FM, antiga rádio rock de SP e de lá foi para a Jovem Pan, onde sua carreira deslanchou com o programa "Mingau" e depois com o "Torpedo da Pan",Começou sua carreira televisiva naTV Gazeta de São Paulo com o programa Circulando, que durava dez minutos e era apresentado no final da noite. Ganhou fama nacional apresentando o Programa H , um programa de variedades voltado ao público juvenil na Rede Bandeirantes de Televisão.Atualmente, apresenta o Caldeirão do Huck na Rede Globo,nas tardes de sábado.