Social Icons

Pages

sábado, 27 de junho de 2009

Maurício de Sousa: 50 anos

"A Turma da Mônica" vem influenciando gerações desde quando sua criação, no final da década de 1950. A responsável por todo o universo dos amigos da Rua do Limoeiros e afins é a criatividade do desenhista Mauricio de Sousa, que completa 50 anos de carreira no próximo dia 18.

Nascido no município de Santa Isabel, em São Paulo, ele iniciou como ilustrador. Sua primeira criação foi o Capitão Picolé, nascido no final da década de 1940. Trabalhou também como repórter policial, mas nunca deixou de lado a paixão pelo desenho. Seu primeiro trabalho com o que seria o embrião da Turma foi publicado em 18 de julho de 1959, com a participação de esboços que dariam origem à dupla Franjinha e Bidu.

"No começo, estudava como os norte-americanos faziam com a publicidade e vendas de seus trabalhos e dei início ao meu projeto pessoal. Apenas tive de adaptar essas ideias para a realidade brasileira", explica Mauricio. O seu plano deu tão certo que hoje, aos 79 anos, ele comanda o maior estúdio de quadrinhos do Brasil e tem a HQ mais vendida do País.

COMEMORAÇÃO - Para celebrar as cinco décadas como desenhista, Mauricio de Sousa prepara atrações especiais para o público. A principal é a exposição Mauricio 50 Anos, que abre no dia 19, no Museu Brasileiro da Escultura, o MuBE (Avenida Europa, 218. Tel.: 2594-2601), em São Paulo. A mostra reúne diversos trabalhos que transportam os personagens para o mundo das artes. Os fãs poderão conferir quadrinhos ampliados, como o de Mônica na pose de Mona Lisa, e esculturas, caso do busto da rainha egípcia Nefertiti com o rosto de Rosinha, espalhados por todo o local. A visitação ficará aberta até dia 18 de agosto, com entrada é franca.

Outra novidade é o lançamento do livro "MSP 50". O título remete ao termo "Mauricio de Sousa Por 50 Artistas", ideia central da publicação. O projeto reúne trabalhos de diversos desenhistas que apresentam suas versões de Mônica e Cia., entre eles os cartunistas do Diário, Fernandes e Gilmar.

A coletânea Bidu 50 Anos, que relembra a trajetória do primeiro personagem da Turma da Mônica, também está nos planos. Os livros estão previstos para serem lançados em setembro, na Bienal Internacional do Livro do Rio.

Completa a comemoração a estreia do "Biography: Mauricio de Sousa", no canal "The Biography Channel", especializado em resgatar a história de personalidades mundiais. O documentário homenageia o desenhista contando sua história pessoal e profissional e traz depoimentos de familiares e amigos, como Pelé, Luciano Huck, Jim Davis (criador de Garfield), Mort Walker (pai do Recruta Zero) e Ziraldo, entre outros. O programa vai ao ar pelo canal a cabo no dia 18, às 22h.

Com mais de um bilhão de revistas publicadas e personagens distribuídos para 126 países, Mauricio vê seu sucesso como fruto de dedicação. "É preciso sonhar sempre e trabalhar bastante. Ninguém planeja sucesso e o resultado de todo o trabalho ninguém sabe", comenta o pai de Mônica, que acaba de ser anunciada pelo Ministério da Cultura como embaixadora da Cultura no Brasil.


Nenhum comentário:

 

Sample text

Sample Text

Contador de visitas
OnLine

Sample Text

Luciano Huck é de São Paulo(3 de setembro de 1971). Trabalhou na 89 FM, antiga rádio rock de SP e de lá foi para a Jovem Pan, onde sua carreira deslanchou com o programa "Mingau" e depois com o "Torpedo da Pan",Começou sua carreira televisiva naTV Gazeta de São Paulo com o programa Circulando, que durava dez minutos e era apresentado no final da noite. Ganhou fama nacional apresentando o Programa H , um programa de variedades voltado ao público juvenil na Rede Bandeirantes de Televisão.Atualmente, apresenta o Caldeirão do Huck na Rede Globo,nas tardes de sábado.