Social Icons

Pages

terça-feira, 30 de junho de 2009

L’Oréal comemora o centenário da fundação

Para celebrar o centenário de sua fundação na França, comemorado em 2009, o Grupo L´Oréal optou por uma abordagem que reflete seu compromisso de contribuir para o desenvolvimento social dos países em que está presente. Na prática, 100 filiais do mundo todo foram incumbidas de desenvolver projetos baseados nos três pilares de cidadania da empresa: incentivar a educação de crianças e jovens, promover a pesquisa científica e apoiar ações de reintegração social de pessoas em situações vulneráveis.

“O universo da L’Oréal é o da beleza, que nada tem de fútil ou banal. Em todos os tempos, desde a pré-história, a preocupação com a aparência é central em todas as sociedades. Há a vaidade, o desejo de sedução e da juventude eterna, mas a busca pela beleza com foco no bem-estar também permeia o respeito por si próprio, o reconhecimento dos outros, a felicidade e a autoconfiança. A beleza é, sim, uma questão social e a L’Oréal acredita que também seja sua responsabilidade ajudar a tornar o mundo um lugar mais bonito”, diz a diretora de comunicação Simone Nogueira.

A L’Oréal Brasil, que este ano também festeja 50 anos de presença no país, cria oportunidades para jovens de baixa renda no universo da beleza. Com engajamento forte e sustentável, a Oficina de Beleza L’Oréal Brasil resolveu apoiar sérios programas de formação profissional para jovens entre 16 e 24 anos, no Rio de Janeiro e em São Paulo. “O resultado esperado é que, com a articulação de uma eficiente rede de relacionamentos entre a L’Oréal, as instituições apoiadas, clientes, parceiros e fornecedores, os jovens formados em auxiliar de cabeleireiros e maquiagem possam entrar com competitividade no mercado de trabalho”, avalia Simone.

As parcerias da Oficina de Beleza L’Oréal Brasil são com o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, do apresentador Luciano Huck, e com a Spectaculu Escola de Arte e Teconologia, do cenógrafo Gringo Cardia e da atriz Marisa Orth. Ambas as instituições têm como objetivo proporcionar a formação integral em áreas artísticas e sociais para jovens de baixa renda e possibilitar a inserção deles no mercado de trabalho através de capacitação profissional, técnica e sociocultural.

Nascido em 2003 no estado de São Paulo, o Instituto Criar conta com 11 oficinas técnicas, entre elas a de Cabelo e Maquiagem, em parceria com a L’Oréal. A idéia é capacitar jovens para maquiar e pentear atores, ajudando na caracterização de personagens. Além da parte técnica, o curso ensina história da moda, a maquiagem ao longo do tempo, formato de rostos e proporções dos penteados, teoria das cores e texturas e a relação entre maquiagem e iluminação de cinema e vídeo. Madrinha da Oficina, a L’Oréal aprofunda este ano os conhecimentos mais técnicos na área do cabelo (corte, cor e forma), permitindo que os alunos possam ser inseridos no mercado profissional de salões de beleza.

“O Instituto Criar trabalha com educadores qualificados e, com o respaldo de uma marca como a L’Oréal, o processo de inserção no mercado de trabalho fica muito mais fácil. A L’Oréal entende que primeiro é preciso criar uma rede para que informações e experiências possam ser trocadas, contribuindo de fato para a inclusão social", diz Luciano Huck, apresentador de TV e fundador do Instituto Criar.

A Spectaculu foi fundada em 2000 no Rio de Janeiro, com o objetivo de proporcionar formação integral em áreas artísticas e sociais para jovens de baixa renda, vindos de mais de 300 comunidades do Estado. Em parceria com a L´Oréal, será criada uma oficina técnica de cabelo e maquiagem, permitindo que os jovens formados possam ser inseridos no mercado audiovisual, das artes e de salões de beleza.

“Na arte, as pessoas se descobrem com beleza e criatividade. Spectaculu e L’Oréal juntam suas forças para incentivar os jovens a terem orgulho de si próprios e descobrirem o mundo através da arte, da educação e da informação. A educação transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo”, afirma Gringo Cardia, artista visual e fundador da Spectaculu.

Outros exemplos de projetos do Grupo L’Oréal

França: Incentivo ao desenvolvimento profissional de jovens carentes com o programa “Primeira Chance”.

Morrocos: Reintegração de meninas carentes ao sistema educacional.

Singapura: Ensino de rituais de beleza para deficientes visuais através do programa “Tocando as cores”.

Coreia: Integração de jovens mães desassistidas ao mercado de trabalho.

Turquia: Financiamento anual para a educação de 50 meninas entre 16 e 18 anos, incluindo a oportunidade de contato com colaboradores da L’Oréal.

Alemanha: Criação do programa “Entrando Feliz na Escola”, com a distribuição de 1.000 kits educacionais para crianças carentes.

Vietnã: Programa “Beauty for Living” destinado a 1.000 mulheres sem-teto.

Suíça: Workshops para resgate da auto-estima de mulheres que vivem em abrigos.

fonte:Cristiana Arcangeli

Nenhum comentário:

 

Sample text

Sample Text

Contador de visitas
OnLine

Sample Text

Luciano Huck é de São Paulo(3 de setembro de 1971). Trabalhou na 89 FM, antiga rádio rock de SP e de lá foi para a Jovem Pan, onde sua carreira deslanchou com o programa "Mingau" e depois com o "Torpedo da Pan",Começou sua carreira televisiva naTV Gazeta de São Paulo com o programa Circulando, que durava dez minutos e era apresentado no final da noite. Ganhou fama nacional apresentando o Programa H , um programa de variedades voltado ao público juvenil na Rede Bandeirantes de Televisão.Atualmente, apresenta o Caldeirão do Huck na Rede Globo,nas tardes de sábado.