No sábado, dia 14, o Caldeirão do Huck, estréia a terceira edição do Soletrando, que reúne estudantes de todo o Brasil para mostrar os conhecimentos da língua portuguesa. O vencedor levará para casa um troféu e uma bolsa de estudos no valor de R$ 100 mil
Se a disputa já tinha um grau elevado de dificuldade, a partir de agora os participantes terão um desafio a mais pela frente: as mudanças ocorridas com a reforma ortográfica já estarão valendo na competição deste ano.
Para compor a mesa de jurados, Luciano Huck convocou novamente o professor Sérgio Nogueira (que participa desde a primeira edição), e ainda com a cantora Sandy, recém formada na faculdade de Letras.
A atração, que consegue ser, ao mesmo tempo, divertida, emocionante e educativa, terá a duração de 13 semanas e o vencedor será conhecido no dia 13 de junho, em programa que será exibido ao vivo.
O Soletrando, primeiro campeonato nacional de soletração da televisão brasileira, estreou em 2007 e, hoje, envolve um universo de mais de duas mil escolas e mais de 400 mil alunos de todo o Brasil.
´É muito prazeroso ano a ano ver o projeto se solidificando. O numero de escolas e alunos envolvidos cada vez maior. E ao final do processo seletivo, conhecer 27 jovens com vidas, sotaques e características tão diferentes, mas com um ponto em comum de dar orgulho: o prazer pela língua portuguesa´, afirma Luciano Huck.
Os prêmios
Cada um dos estudantes representa um estado brasileiro e para participar do Soletrando 2009 tiveram de vencer seletivas regionais, que começaram em novembro do último ano.
No palco do Caldeirão, os jurados irão avaliar o desempenho dos candidatos e, sempre que convocados, poderão também auxiliar com a definição da palavra a ser soletrada, sinônimos, aplicação delas em uma frase ou com sua classificação gramatical. Também caberá a Sandy e ao professor Sergio Nogueira anunciar se a soletração foi feita corretamente ou não.
A terceira edição o Soletrando 2009 fará uma homenagem a Monteiro Lobato e o vencedor levará um troféu que leva o nome do escritor, além de uma bolsa de R$ 100 mil reais, que será administrada pela família do candidato. Para cada biblioteca das escolas dos 27 participantes do quadro, a Editora Globo irá doar 12 volumes da obra de Monteiro Lobato; e a Embratel vai doar um computador para cada semifinalista e outros seis para as escolas dos três finalistas da competição.
fonte:Diário do Nordeste
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário