Sucesso, competição de Língua Portuguesa volta hoje à TV
Jiboia sem acento agudo, tranquilo sem trema, e enjoos sem acento circunflexo vão dar o tom especial da terceira edição do quadro Soletrando, que estreia hoje, às 14h30, no Caldeirão do Huck, da Globo.A competição entre 27 alunos de escolas públicas que representam os Estados brasileiros é um sucesso surpreendente, que combina jogo, o charme da Língua Portuguesa e histórias de superação, de grande apelo entre os telespectadores.
O vencedor será conhecido no dia 13 de junho, após nove eliminatórias e três semifinais. A primeira etapa foi gravada na semana passada, mas a complicada produção do quadro, que envolve 2.189 escolas e mais de 400 mil alunos, começou há oito meses. O vencedor recebe o Troféu Monteiro Lobato e uma bolsa de estudos de R$ 100 mil.
Ao Estado, o apresentador Luciano Huck diz que a intenção do quadro - inspirado na competição americana Spelling Bee - não é levantar bandeiras, mas divertir. E se essa diversão vier, inconscientemente, com a valorização do professor e do estudo, melhor ainda. "Neste ano, entre os competidores, estão dois meninos de 11 anos, que começaram a ver o quadro com 8 anos. Então, já tem uma geraçãozinha Soletrando, e isso é ótimo", diz ele, que já vendeu mais de 150 mil unidades do jogo inspirado no programa.
Nesta entrevista, em seu escritório no Projac, o apresentador dá detalhes sobre a terceira edição do quadro, que tem como tema o Acordo Ortográfico.
Qual o seu envolvimento com os candidatos até o momento em que o jogo começa?
Nenhum, para ser o mais imparcial possível.
É curioso como os candidatos têm sempre uma boa história de vida, que faz do quadro mais do que uma competição.
Cara... Quando você joga a isca sabendo o que você quer, o que vem é sempre bom. Neste ano tem personagens incríveis: uma filha de pais analfabetos; uma outra, do Amazonas, que os pais são japoneses e não falam português. Ela agradece em japonês e ama a Língua Portuguesa.
A popularidade do quadro vem das histórias de superação ou do interesse pela Língua Portuguesa?
O Soletrando é uma mistura de um monte de coisas. Está no DNA do Caldeirão descobrir personagens, eu gosto de ouvir a história das pessoas. É muito interessante ver, num país onde o professor não é respeitado, crianças de 11 anos, nas situações mais adversas, que são leitoras vorazes. Daí, você mistura isso com a regionalidade, porque cada um tem um sotaque. O diferencial foi termos transformado isso num formato televisivo. É único no mundo.
Como o Acordo Ortográfico entrará no programa?
Levantamos a bandeira da reforma. A primeira rodada do jogo terá sempre palavras reformadas. E o professor Sergio Nogueira explica uma a uma.
E você, já está sabendo tudo sobre as mudanças?
Não... Só sei que estreia perdeu o acento.
fonte:Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário