Nascido no município de Santa Isabel, em São Paulo, ele iniciou como ilustrador. Sua primeira criação foi o Capitão Picolé, nascido no final da década de 1940. Trabalhou também como repórter policial, mas nunca deixou de lado a paixão pelo desenho. Seu primeiro trabalho com o que seria o embrião da Turma foi publicado em 18 de julho de 1959, com a participação de esboços que dariam origem à dupla Franjinha e Bidu.
"No começo, estudava como os norte-americanos faziam com a publicidade e vendas de seus trabalhos e dei início ao meu projeto pessoal. Apenas tive de adaptar essas ideias para a realidade brasileira", explica Mauricio. O seu plano deu tão certo que hoje, aos 79 anos, ele comanda o maior estúdio de quadrinhos do Brasil e tem a HQ mais vendida do País.
COMEMORAÇÃO - Para celebrar as cinco décadas como desenhista, Mauricio de Sousa prepara atrações especiais para o público. A principal é a exposição Mauricio 50 Anos, que abre no dia 19, no Museu Brasileiro da Escultura, o MuBE (Avenida Europa, 218. Tel.: 2594-2601), em São Paulo. A mostra reúne diversos trabalhos que transportam os personagens para o mundo das artes. Os fãs poderão conferir quadrinhos ampliados, como o de Mônica na pose de Mona Lisa, e esculturas, caso do busto da rainha egípcia Nefertiti com o rosto de Rosinha, espalhados por todo o local. A visitação ficará aberta até dia 18 de agosto, com entrada é franca.
Outra novidade é o lançamento do livro "MSP 50". O título remete ao termo "Mauricio de Sousa Por 50 Artistas", ideia central da publicação. O projeto reúne trabalhos de diversos desenhistas que apresentam suas versões de Mônica e Cia., entre eles os cartunistas do Diário, Fernandes e Gilmar.
A coletânea Bidu 50 Anos, que relembra a trajetória do primeiro personagem da Turma da Mônica, também está nos planos. Os livros estão previstos para serem lançados em setembro, na Bienal Internacional do Livro do Rio.
Completa a comemoração a estreia do "Biography: Mauricio de Sousa", no canal "The Biography Channel", especializado em resgatar a história de personalidades mundiais. O documentário homenageia o desenhista contando sua história pessoal e profissional e traz depoimentos de familiares e amigos, como Pelé, Luciano Huck, Jim Davis (criador de Garfield), Mort Walker (pai do Recruta Zero) e Ziraldo, entre outros. O programa vai ao ar pelo canal a cabo no dia 18, às 22h.
Com mais de um bilhão de revistas publicadas e personagens distribuídos para 126 países, Mauricio vê seu sucesso como fruto de dedicação. "É preciso sonhar sempre e trabalhar bastante. Ninguém planeja sucesso e o resultado de todo o trabalho ninguém sabe", comenta o pai de Mônica, que acaba de ser anunciada pelo Ministério da Cultura como embaixadora da Cultura no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário