Social Icons

Pages

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Luciano Huck: por dentro do Caldeirão

Em seu programa, que comanda há onze anos na TV Globo, ele faz uma mistura de quadros, personagens e histórias. Nos bastidores da Globo e nos negócios pessoais, porém, Luciano Huck delimitou tão bem as funções de apresentador e executivo de TV, que conseguiu se tornar uma das figuras mais queridas do público, dos anunciantes e das agências de publicidade.

Garoto-propaganda de diversas marcas, Huck vem ancorando novos formatos de merchandising e procurando derrubar o muro que separa o comercial do conteúdo. Nessa entrevista, ele conta como faz a ponte com os anunciantes de seu programa, analisa o cenário da TV brasileira, explica sua atuação em projetos sociais e revela que, mesmo não almejando um cargo público, já se sente fazendo política.

MEIO & MENSAGEM ›› Nos últimos anos, é possível observar que o formato das ações de merchandising no Caldeirão do Huck evoluiu bastante. Em que você contribui para isso?
LUCIANO HUCK ›› O departamento comercial da TV Globo tem uma relação tão estreita com a produção do nosso programa que, sem isso, eu não faria o Caldeirão. A gente conseguiu criar formatos de trabalho que não ferem os princípios da TV Globo e que, ao mesmo tempo, conservem uma total independência da produção em relação à comercialização. Hoje, se algum anunciante procurar um espaço para uma ou duas ações no programa, ele não encontra. E também isso nem me interessa, pois a gente vive de projetos: temos grandes marcas que trabalham conosco o ano inteiro. Acho que estamos trilhando um novo caminho, no que diz respeito ao merchandising.

MEIO & MENSAGEM ›› A promoção que vocês desenvolveram recentemente com a P&G é um exemplo disso? (a companhia, através da Gillete, fez uma promoção levou a equipe do Caldeirão para uma viagem e se desdobrou em outras ações). Como é a sua relação com essa marca e com projetos desse tipo?
LUCIANO HUCK ›› A relação com a P&G, especificamente, é incrível porque é um triângulo muito bem feito entre a marca, a Africa/Rio (escritório da agência do Grupo ABC aberto em julho deste ano), que vem trabalhando brilhantemente, e o departamento comercial da Globo. Juntos, eles têm a missão de encontrar novas formas de fazer product placement que seja claro, mas que tenha um conteúdo envolvido. No caso da Gillette, deu tudo certo porque nós, da produção, queríamos mostrar Las Vegas ao telespectador e eles (a P&G) queriam promover a cidade como o destino da promoção. E foi ótimo; teve um desfecho bem legal, que envolveu a participação do boxeador Mike Tyson. Isso mostrou que a boa relação entre comercial e conteúdo pode potencializar a produção (leia mais detalhes sobre a participação de Tyson AQUI).

As marcas que aparecem no seu programa já são anunciantes do Caldeirão há muitos anos. Você preza essa relação de fidelidade?
LUCIANO HUCK ›› Muito. Temos grandes projetos de longo prazo com a P&G, Itaú, Coca-Cola, Ricardo Eletro. Dentro de quadros como o Lar Doce Lar, por exemplo, os anunciantes também são os mesmos há anos, como Suvinil Tok & Stock, Telhanorte, Brasilit, assim como o Lata Velha tem Mobil, Goodyear, Esso há muitos anos. Ninguém sai – o que é ótimo.

Além de saber dominar bem o palco, você considera que se relacionar bem com os anunciantes também seja um pré-requisito para um apresentador de TV?
LUCIANO HUCK ›› Essa relação é muito delicada e não pode ser prostituída. Na TV Globo, acredito que isso funcione bem pelo fato de as coisas serem estanques: a Central Globo de Produções é separada da Central Globo de Jornalismo, que é estanque do comercial. O que acho que está mudando é que o product placement, a ação de merchandising nos programas de entretenimento, está ficando mais maduro, mais sofisticado. Acho que as agências, agora, estão começando a pensar nisso e o Nizan (Guanaes, presidente do Grupo ABC) teve uma participação muito importante nessa evolução ao criar uma operação como a Africa/Rio, que tem a função de fornecer uma roupagem diferente a uma coisa tão clássica quanto o merchandising.

Você acha que o espectador ainda tem rejeição de ver marcas misturadas no programa ao qual ele está assistindo?
LUCIANO HUCK ›› Ninguém aceita ser enganado. É preciso deixar claro que aquilo é uma propaganda, que você está avalizando o produto. E é por isso que não deve valer a máxima do dinheiro a qualquer preço. No Caldeirão do Huck, especificamente, eu tenho o direito de falar não. Eu só digo sim para produtos que eu conheça e possa avalizar, como o Itaú, a P&G, que são serviços e produtos que uso. Não escondo nenhum merchandising.

Leia entrevista completa no site Meio & Mensagem clicando aqui!

Um comentário:

isabela disse...

OI! sou isabela 21 anos e estou hoje aqui para pedir uma ajuda de todos, Estou querendo ir para Argentina tentar Medicina em uma faculdade federal já pesquisei sobre o assunto ja liguei mas no momento ainda nao tenho $$ condições de ir mas como as inscrições já estão abertas resolvi fazer um apelo caso alguém possa me ajudar sede com qualquer coisa qualquer quantia seja moradia ,ou $$ de qualquer forma lembrado que o valor para legalizar os documentos é de:2183,00 fora passagem area,moradia,e alimentaçao mas isso eu penso em trabalhar presciso mesmo so pelo menos por 9 nove meses que o prazo que a faculdade da um cursinho na propia faculdade federal como lá nao existe vestibular voce estuda por 8 meses depois faz uma prova e apos o reultado voce ja pode entra na universidade ja como aluno ,lembrado que que nesse saite voces tem mais detalhes...pra quem quiser me da uma força,meus pais desempregados e sem condição para mim ajudar com isso e como eu nao acho vergonha em correr atras e sei que existe pessoas com uma condição finanseira melhor que a minha e que pode ajudar estou aqui fazendo um apelo, caso alguem possoa me ajudar entre em contato pelo meu email :isabelagarcia2008@gmail.com
obrigado a todos. OBS: nao pense que sou uma folgada e nao trabalho mas estou me esforçando pra conseguir essa bolsa mas ainda e pouco oque eu tenho nao chega nem na metade.... Obriago mais uma vez e que Deus abençoe cada um de vocês.
http://www.viveenbuenosaires.com/
Obs: estou pedindo ajuda não so para sua empresa mas para outra empresa grandes também. (estou pedindo ajuda a todos) pois mesmo que você não possa me ajudar pode ser que conhece alguém quem posso obrigado.


Preciso de uma ajuda para conseguir ir para argentina tenha uma vaga na universidade federal de medicina... isabelagarcia2008@gmail.com

estou querendo ir tentar medicina na federal da Argentina quem puder me da uma força so pesquisa aquihttp://www.viveenbuenosaires.com/ (qualquer ajuda)
te adoro luciano e confio no seu trabalho é nota 100000 cara.

 

Sample text

Sample Text

Contador de visitas
OnLine

Sample Text

Luciano Huck é de São Paulo(3 de setembro de 1971). Trabalhou na 89 FM, antiga rádio rock de SP e de lá foi para a Jovem Pan, onde sua carreira deslanchou com o programa "Mingau" e depois com o "Torpedo da Pan",Começou sua carreira televisiva naTV Gazeta de São Paulo com o programa Circulando, que durava dez minutos e era apresentado no final da noite. Ganhou fama nacional apresentando o Programa H , um programa de variedades voltado ao público juvenil na Rede Bandeirantes de Televisão.Atualmente, apresenta o Caldeirão do Huck na Rede Globo,nas tardes de sábado.