Social Icons

Pages

segunda-feira, 7 de março de 2011

Bonecos de personalidades animam Carnaval de Olinda


Pelo terceiro ano consecutivo, a cidade de Olinda realiza a grande concentração dos bonecos gigantes, símbolo da cidade. Cerca de 50 bonecos representando figuras da cultura nacional e mundial desceram as ladeiras da cidade alta nesta segunda-feira.

A concentração começou às 9h e atraiu turistas e curiosos, que aproveitaram para tirar fotos ao lado de bonecos de celebridades como Galvão Bueno, Michael Jackson, Ayrton Senna, Jô Soares, Lampião, entre outros.

A servidora pública Lívia Salgado veio de Belo Horizonte e na sua primeira passagem por Olinda, disse estar adorando a cidade e os bonecos. "Apesar do calor, está tudo muito maravilhoso. Já subi e desci ladeiras atrás dos blocos e hoje acordei bem cedinho para ver os bonecos gigantes", disse.

Ver o desfile dos bonecos de Olinda era um sonho de infância da servidora, que agora aproveita para registrar todos os momentos com sua câmera fotográfica. "Desde novinha eu via pela TV e sempre tive vontade de conhecer. Eu adorei ver personagens típicos do nordeste,como Lampião e Dominguinhos, mas gostei de ver também a Dilma (Rousseff), que é uma novidade", finalizou Lívia.

A Francesa Edith Iona também está conhecendo o carnaval do Pernambuco, e se disse encantada com os bonecos. "Eu adorei os bonecos, não conheço alguns deles, mas meus favoritos são o Barack Obama e o Che Guevara", falou.

O desfile dos bonecos começou por volta das 11h ao som da orquestra da Embaixada dos Bonecos Gigantes e tomou as ruas históricas de Olinda, passando pelo Largo do Amparo, Rua do Amparo, Quatro Cantos, Avenida Prudente de Morais, terminando o trajeto próximo à Secretaria de Educação de Olinda.


Sobre os bonecos de Olinda

A tradição dos bonecos ficou enraizada em Olinda, mas ela vem de muito longe. Os bonecos gigantes surgiram na Europa ainda na idade média como uma manifestação pagã. No Brasil, o primeiro boneco criado foi na pequena cidade pernambucana de Belém do São Francisco, onde um jovem resolveu reproduzir um dos bonecos ao ouvir a história de padres sobre as manifestações no velho continente.

Assim surgia, em 1919, o primeiro boneco gigante, batizado de Zé Pereira. A partir da década de 1930, a tradição ganhou as ladeiras de Olinda, que levou os bonecos gigantes para todo o Brasil.

fonte:O Dia

Nenhum comentário:

 

Sample text

Sample Text

Contador de visitas
OnLine

Sample Text

Luciano Huck é de São Paulo(3 de setembro de 1971). Trabalhou na 89 FM, antiga rádio rock de SP e de lá foi para a Jovem Pan, onde sua carreira deslanchou com o programa "Mingau" e depois com o "Torpedo da Pan",Começou sua carreira televisiva naTV Gazeta de São Paulo com o programa Circulando, que durava dez minutos e era apresentado no final da noite. Ganhou fama nacional apresentando o Programa H , um programa de variedades voltado ao público juvenil na Rede Bandeirantes de Televisão.Atualmente, apresenta o Caldeirão do Huck na Rede Globo,nas tardes de sábado.