Durante a reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) que homenageou, nesta terça-feira (17), o estudante Éder Carlos Lopes Coimbra - vencedor do quadro "Soletrando" do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo - o presidente da CE, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), disse que educação depende da família, da escola e da mídia. Na sua opinião, o "Soletrando" presta importante contribuição à educação e deveria incluir provas de outras disciplinas.
Cristovam pediu a Éder que soletrasse as palavras "educacionismo" e "ecologismo", neologismos que, segundo o senador, transformam jovens como Éder em heróis. Como o estudante pretende seguir a profissão de economista, Cristovam pediu a ele que se tornasse um economista educacionista.
A senadora Marina Silva (PT-AC) avaliou que educação e ecologia são as grandes questões deste século. Para ela, não são os indivíduos que sustentam a ética e os valores sociais, mas sim as instituições. A senadora disse ainda que Éder está ajudando a criar boas instituições. Marina Silva comentou também que, se o critério de sucesso fosse soletrar, talvez ela não fosse aprovada, pois só foi alfabetizada aos 16 anos pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral).
- Neste momento, o ensinante é Éder e todos nós somos aprendizes - observou a senadora.
Éder confessou não ter sido fácil ganhar o concurso. Conforme revelou, isso só foi possível com o apoio da família, dos colegas, da escola, do diretor e dos professores, bem como da comunidade. Éder estuda na Escola Municipal Ramiro Lopes e reside na cidade de Padre Paraíso, no Vale do Jetiquinhonha, em Minas Gerais.
Na opinião do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), autor do requerimento, o momento de homenagem a Éder é importante por oferecer um exemplo, que precisa ser amplamente divulgado, aos demais estudantes brasileiros. Já o senador Romeu Tuma (PTB-SP) sugeriu que a CE apresentasse voto de louvor em Plenário ao apresentador do "Soletrando", Luciano Huck.
fonte:Agência Senado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário